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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Siteplutao.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W/4AC8FM4
Repositóriosid.inpe.br/plutao/2023/12.11.15.52.14
Última Atualização2024:02.29.17.39.31 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/plutao/2023/12.11.15.52.15
Última Atualização dos Metadados2024:02.29.17.39.35 (UTC) simone
ISBN978-85-5467-374-1
Rótulolattes: 1861914973833506 4 RuizSiBoAlLoAr:2023:UsEsEn
Chave de CitaçãoRuizSiBoAlLoAr:2023:UsEsEn
TítuloDa teoria à prática: o uso de espectroradiometria para o ensino de sensoriamento remoto
FormatoOn-line
Ano2023
Data de Acesso11 maio 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho1233 KiB
2. Contextualização
Autor1 Ruiz, Isadora Haddad
2 Silva, Elton Vicente Escobar
3 Bourscheidt, Vandoir
4 Almeida, Cláudia Maria de
5 Lopes, Aline Pontes
6 Aragão, Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de
Identificador de Curriculo1
2
3
4 8JMKD3MGP5W/3C9JGS3
Grupo1 SER-SRE-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR
2 SER-SRE-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR
3
4 DIOTG-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR
5 SER-SRE-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR
6 DIOTG-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
4 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
5 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
6 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1
2 elton.silva@inpe.br
3 vandoir@ufscar.br
4 claudia.almeida@inpe.br
5 aline.lopes@inpe.br
6 luiz.aragao@inpe.br
Nome do EventoJornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul, 13
Localização do EventoManaus, AM
Data21 a 25 nov. 2023
Título do LivroAnais
Tipo TerciárioArtigo
Histórico (UTC)2023-12-11 15:52:15 :: lattes -> administrator ::
2023-12-12 19:19:32 :: administrator -> lattes :: 2023
2023-12-13 17:12:20 :: lattes -> administrator :: 2023
2024-01-02 17:00:37 :: administrator -> simone :: 2023
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-Chavecomportamento espectral
ensino superior
espectrorradiômetro
roteiro didático
ResumoRecursos tecnopedagógicos podem auxiliar no ensino de sensoriamento remoto (SR), cujo conceitos físicos podem ser de difícil compreensão no processo de aprendizagem. Pensando nisso, este trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de aula prática utilizando a espectroradiometria para o ensino de SR em nível superior, como produto de um estágio docência. Com a disponibilidade de um espectrorradiômetro como recurso tecnológico na instituição, foram coletados dados não-imageadores acerca do comportamento espectral de diferentes alvos da superfície terrestre (vegetação, solo, água e materiais diversos). Os discentes foram estimulados a caracterizar os equipamentos, fazendo relação com o conteúdo teórico ministrado durante as aulas. Após a coleta dos dados, os mesmos elaboraram um relatório sobre a análise da assinatura espectral dos alvos. Durante a prática foi possível sanar dúvidas e motivar o interesse dos discentes sobre o tema de SR, além de promover a experiência e contato com recursos tecnológicos empregados na coleta de dados. Os relatórios produzidos evidenciaram a efetividade da atividade prática para compreensão de diversos conceitos, como fonte da radiação eletromagnética e tipo de sensor (passivo ou ativo), assim como a resposta dos alvos na região do visível. Entretanto, algumas deficiências ainda encontradas e se relacionaram, sobretudo, à interpretação da resposta espectral na região do infravermelho (próximo, ondas curtas e longas), assim como no processo de diferenciar um sensor imageador e não-imageador. Os resultados alcançados possibilitam um aprimoramento da didática apresentada para maior efetividade no ensino de SR.
ÁreaSRE
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > SER > Da teoria à...
Arranjo 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > CGCT > Da teoria à...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
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4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W/4AC8FM4
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W/4AC8FM4
Idiomapt
Arquivo Alvohaddad_teoria.pdf
Grupo de Usuárioslattes
Grupo de Leitoresadministrator
lattes
simone
Visibilidadeshown
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F3NU5S
8JMKD3MGPCW/46KUATE
Acervo Hospedeirodpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01
6. Notas
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition editor issn lineage mark mirrorrepository nextedition notes numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress readpermission rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark type url volume
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
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