1. Identificação | |
Tipo de Referência | Artigo em Evento (Conference Proceedings) |
Site | plutao.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W/4AC8FM4 |
Repositório | sid.inpe.br/plutao/2023/12.11.15.52.14 |
Última Atualização | 2024:02.29.17.39.31 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/plutao/2023/12.11.15.52.15 |
Última Atualização dos Metadados | 2024:02.29.17.39.35 (UTC) simone |
ISBN | 978-85-5467-374-1 |
Rótulo | lattes: 1861914973833506 4 RuizSiBoAlLoAr:2023:UsEsEn |
Chave de Citação | RuizSiBoAlLoAr:2023:UsEsEn |
Título | Da teoria à prática: o uso de espectroradiometria para o ensino de sensoriamento remoto |
Formato | On-line |
Ano | 2023 |
Data de Acesso | 11 maio 2024 |
Tipo Secundário | PRE CN |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 1233 KiB |
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2. Contextualização | |
Autor | 1 Ruiz, Isadora Haddad 2 Silva, Elton Vicente Escobar 3 Bourscheidt, Vandoir 4 Almeida, Cláudia Maria de 5 Lopes, Aline Pontes 6 Aragão, Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de |
Identificador de Curriculo | 1 2 3 4 8JMKD3MGP5W/3C9JGS3 |
Grupo | 1 SER-SRE-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR 2 SER-SRE-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR 3 4 DIOTG-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR 5 SER-SRE-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR 6 DIOTG-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR |
Afiliação | 1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 3 Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 4 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 5 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 6 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 2 elton.silva@inpe.br 3 vandoir@ufscar.br 4 claudia.almeida@inpe.br 5 aline.lopes@inpe.br 6 luiz.aragao@inpe.br |
Nome do Evento | Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul, 13 |
Localização do Evento | Manaus, AM |
Data | 21 a 25 nov. 2023 |
Título do Livro | Anais |
Tipo Terciário | Artigo |
Histórico (UTC) | 2023-12-11 15:52:15 :: lattes -> administrator :: 2023-12-12 19:19:32 :: administrator -> lattes :: 2023 2023-12-13 17:12:20 :: lattes -> administrator :: 2023 2024-01-02 17:00:37 :: administrator -> simone :: 2023 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Tipo do Conteúdo | External Contribution |
Tipo de Versão | publisher |
Palavras-Chave | comportamento espectral ensino superior espectrorradiômetro roteiro didático |
Resumo | Recursos tecnopedagógicos podem auxiliar no ensino de sensoriamento remoto (SR), cujo conceitos físicos podem ser de difícil compreensão no processo de aprendizagem. Pensando nisso, este trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de aula prática utilizando a espectroradiometria para o ensino de SR em nível superior, como produto de um estágio docência. Com a disponibilidade de um espectrorradiômetro como recurso tecnológico na instituição, foram coletados dados não-imageadores acerca do comportamento espectral de diferentes alvos da superfície terrestre (vegetação, solo, água e materiais diversos). Os discentes foram estimulados a caracterizar os equipamentos, fazendo relação com o conteúdo teórico ministrado durante as aulas. Após a coleta dos dados, os mesmos elaboraram um relatório sobre a análise da assinatura espectral dos alvos. Durante a prática foi possível sanar dúvidas e motivar o interesse dos discentes sobre o tema de SR, além de promover a experiência e contato com recursos tecnológicos empregados na coleta de dados. Os relatórios produzidos evidenciaram a efetividade da atividade prática para compreensão de diversos conceitos, como fonte da radiação eletromagnética e tipo de sensor (passivo ou ativo), assim como a resposta dos alvos na região do visível. Entretanto, algumas deficiências ainda encontradas e se relacionaram, sobretudo, à interpretação da resposta espectral na região do infravermelho (próximo, ondas curtas e longas), assim como no processo de diferenciar um sensor imageador e não-imageador. Os resultados alcançados possibilitam um aprimoramento da didática apresentada para maior efetividade no ensino de SR. |
Área | SRE |
Arranjo 1 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > SER > Da teoria à... |
Arranjo 2 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > CGCT > Da teoria à... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | não têm arquivos |
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4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W/4AC8FM4 |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W/4AC8FM4 |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | haddad_teoria.pdf |
Grupo de Usuários | lattes |
Grupo de Leitores | administrator lattes simone |
Visibilidade | shown |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3F3NU5S 8JMKD3MGPCW/46KUATE |
Acervo Hospedeiro | dpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01 |
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6. Notas | |
Campos Vazios | archivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition editor issn lineage mark mirrorrepository nextedition notes numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress readpermission rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark type url volume |
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7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | simone |
atualizar | |
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